Como melhorar a direção da minha moto?

Fonte: HDI Seguros

Atenção e treino são a base para rodar tranquilo no dia a dia, saiba como melhorar a direção com dicas simples


Com o grande número de veículos no Brasil, andar de moto nas principais cidades se tornou uma grande competição por espaço. Enquanto alguns preferem acelerar pelo corredor, há sempre os mais cautelosos que cuidam da segurança de todos. Para facilitar a vida dos pilotos iniciantes ou dos mais apressados, organizamos dicas simples que podem fazer a diferença no trânsito do dia a dia.


Antes de cair na estrada é importante se atentar a detalhes básicos. Pratique bastante a postura correta na moto e acostume-se com o peso do veículo. Confira se todos os itens estão funcionando corretamente (farol e buzinas, por exemplo) e garanta que é possível acioná-los com facilidade quando estiver em movimento.


Bom, precauções tomadas, é hora de começar a dirigir. Os mais iniciantes tendem a manter uma posição mais rígida no guidão, o que pode dificultar a performance nas curvas. Procure se equilibrar utilizando os dois pés e mantenha os braços relaxados, com os cotovelos levemente dobrados. A posição ideal é aquela em que os joelhos ficam próximos ao tanque, facilitando a aerodinâmica.


Dependendo do peso de cada modelo, curvar a moto é uma tarefa que deve ser bastante treinada antes de guiar com velocidade. Quando estiver em uma curva mais sinuosa, incline o veículo no sentido da curva e o corpo o lado fora. O pedal deve ser o guia de quanto é possível se inclinar sem tocar o chão. Faça o balanço de forma tranquila, sempre em sintonia com o equilíbrio da moto.


Um dos movimentos mais profissionais é o contra esterço, uma manobra que direciona o guidão para o lado oposto da curva e usa o peso do corpo para contorná-la de forma mais suave. Ideal para evitar o desgaste em percursos longos, o contra esterço torna a pilotagem mais segura e precisa, principalmente para motos pesadas.


Sob chuva, é importante ter atenção redobrada. Mantenha-se sempre em baixa velocidade, com bastante espaço entre os veículos da frente e de trás, além de evitar passar sobre as faixas que dividem as pistas ou muito próximo das guias, evitando um giro em falso da roda. Quando o piso estiver muito encharcado, evite qualquer tipo de ultrapassagem.


Quem não está acostumado com o peso da motocicleta, tem dificuldade para encontrar o equilibro ideal entre aceleração e frenagem. O movimento ideal deve ser feito simultaneamente com a desaceleração, pratique bastante o movimento de mãos e pés, até ganhar confiança suficiente.


De forma geral, a precaução é o melhor remédio para uma direção segura e responsável. Atente-se sempre aos carros ao seu redor e lembre-se sempre de fazer uma revisão periódica com seu mecânico de confiança, pelo menos a cada seis meses.




66 3531 2152
Av. Gov. Júlio Campos, 1245 | Setor Comercial
Caixa Postal 220 | CEP  78550-202 | Sinop- MT

Horário de atendimento:

Segunda à sexta

08H às 11H30

13H às 17H

© Amazônia Seguros